Fórum dos Integrantes e Amigos da Tenda
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum dos Integrantes e Amigos da Tenda


 
Portal da TendaInícioEntrar em contato com o administrador do fórum Últimas imagensRegistarEntrar

 

 Mensagem de Pai João de Aruanda - 2

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Localização : Brasília-DF
Sexo : Masculino

Mensagem de Pai João de Aruanda - 2 Empty
MensagemAssunto: Mensagem de Pai João de Aruanda - 2   Mensagem de Pai João de Aruanda - 2 EmptyQua 20 maio 2009, 00:53

Do livro “Alforria” - Robson Pinheiro, pelo espírito de Pai João de Aruanda

PROGRAMANDO SUA VIDA

A grande realidade é que somos espíritos, consciências ou inteligências. Você é o programador de seu próprio cérebro, o condutor e diretor de tudo o que ocorre em seu corpo. Levando em conta essa realidade, meu filho, você pode vislumbrar a importância do pensamento para a programação de sua vida e felicidade. Então, não seria apropriado que meu filho atentasse para a qualidade de seus pensamentos? Sendo assim, tanto ao iniciar o dia como ao chegar a seu termo, na hora de repousar, que tal dar um tempo para que seu espírito imprima nas células nervosas as imagens e mensagens que você deseja ver em seu cotidiano? Uma prece, um breve momento de tranqüilidade ou de meditação será o suficiente para o início de experiências agradáveis.

E se os pensamentos influem tanto na interpretação dos fatos da vida, imagine o poder de suas emoções! Os cinco sentidos são portas abertas para captar as impressões do mundo, entretanto as emoções reafirmam a ordem mental. Quem sabe possamos modificar esse programa que fizemos para nossa vida? Pensamentos e emoções de qualidade darão melhor excelência às nossas experiências.

Sejamos menos dramáticos em nossa forma de avaliar os fatos e as notícias que nos chegam. Desenvolvamos a capacidade, meu filho, de ver tudo com naturalidade e assim compreender melhor as mensagens que estão estampadas nos acontecimentos. Dramatizar não resolve absolutamente nada. Não se contente com a angústia, nem se conforme ou se habitue ao fracasso e pessimismo. Trabalhe, ore e confie para que seu corpo, sua vida e suas experiências sejam o melhor possível.

INIMIGO ÍNTIMO

Nosso estado de saúde íntima, meu filho, é o resultado de nossa programação mental e emocional. O que está a seu redor, seja mau ou bom, é apenas a realidade criada a partir de suas próprias emoções, cujo reflexo também indica tudo aquilo que o incomoda no mundo. Portanto, quando você acredita que há algo errado, meu filho, seu sistema orgânico, emocional e mental forja essa crença particular de tal maneira e com tal intensidade que impede você de ver outra coisa, a não ser aquilo que crê existir.

Nego-velho vê que muita gente sofre antes do problema se apresentar. Criam uma imagem negativa e sofredora a respeito das questões mais simples do cotidiano e inventam um inferno particular para se queimarem de dor e revolta em suas chamas. Essa situação é o verdadeiro cativeiro da alma, da mente e das emoções. Permanecer prisioneiro daquilo que acredita e das criações mentais que causam desilusão, dor e sofrimento. Tem cativeiro pior que esse?

Por isso, meu filho, para de se lamentar e erga a cabeça para o alto. Avante! Se suas emoções estiverem comprometidas, transformando-o em coitado e boicotado em sua própria felicidade, então tudo o que o rodeia será colorido de acordo com esse estado. Por outro lado, se você resolve assumir sua posição na vida, dar a volta por cima e enfrentar os problemas, tendo-os na conta de desafios e não de obstáculos, suas emoções transformarão a mesma paisagem em algo mais atraente. Encontrará mais sabor nas lutas e não sentirá derrotado ou impedido de ser feliz.

Passe a crer na vida, em novas chances, em renovação e recomeço. Não é tão difícil recomeçar, que é sinônimo de progresso, coragem e genialidade. Temos de acreditar que é possível; que tudo está certo do jeito que é e que os desafios existem para que os enfrentemos, e não para serem convertidos em rosários de lamentações e lágrimas de autopiedade. Tudo tem seu lado belo e valor – cabe a você descobri-los. Programe-se para a felicidade e o otimismo: nego-velho sabe que vocês podem fazer isso. Não superestime as sombras, as trevas e a escuridão.

PEQUENO E IMPORTANTE

O auge da felicidade e da alegria pode ser momentos extraordinários; as dificuldades e os sofrimentos podem ser de uma dor interminável, mas ninguém constrói seus relacionamentos com base em altos e baixos. É preciso atentar para as pequenas coisas que transitam entre o pico e as profundezas das experiências pessoais. Os eventos que ocorrem ao longo da caminhada constituem lições de grande valor, muito embora nem sempre sejam catalogados como coisas boas. É que meus filhos costumam achar que bom é aquilo que é prazeroso e produz certa euforia dos sentidos. Entretanto, alguns episódios têm uma conotação incômoda e indesejável, à primeira vista. Mas, com o transcorrer do tempo, o mesmo fato se revela de um valor inestimável para os filhos.

Geralmente os eventos com os quais os meus filhos se alegram deixam marcas bastante nítidas. Outras vezes, destacam-se as circunstâncias incômodas. Nego-velho considera esses últimos os momentos mais preciosos para a formação do caráter e da personalidade de meus filhos. No intervalo desses acontecimentos, passa-se a vida dos filhos da Terra. Muita gente se deixa hipnotizar com esses eventos, presumindo que a vida se resume apenas a navegar em ondas que alternam picos e depressões. Passam meio anestesiados aos apelos de crescimento interior.

No campo dos relacionamentos humanos, meu filho, as situações se alternam de maneira semelhante. Nego-velho chama a atenção para desenvolver um olhar mais abrangente sobre o cotidiano. Tudo é transitório nesse mundo. E, por mais paradoxal que pareça, devemos entender que as coisas realmente preciosas e proveitosas estão nas pequenas ocorrências que transitam entre uma e outra posição; nos mimos insuspeitos e nas ações triviais que passam despercebidas.

Para se construir uma relação de simpatia, amizade ou amor verdadeiro, assim como para obter prazer e satisfação na vida, temos de levar em conta o caminhar, a vivência diária e o cultivo de cada detalhe. Desse modo, não nos perderemos na euforia passageira ou no pessimismo das horas difíceis. Em qualquer relação, meu filho, é preciso observar os detalhes, as coisas mais simples que, se repetidas com a inclusão do coração e dos sentimentos nobres, tornar-se-ão motivo permanente de satisfação. Um carinho, um afago, um pequeno presente, um beijo ou um simples olhar têm o poder de transformar o panorama íntimo de muitos.

Deus não espera que realizemos muito em nossas experiências. Ele sabe quanto nos falta ainda percorrer na estrada do aperfeiçoamento para que possamos retribuir o investimento feito em nós. Ele espera tão somente que cada dado seja compreendido, vivido com alegria, palmilhado com satisfação. Se não encontramos sementes de felicidade nas pequenas coisas, de modo algum saberemos valorizar o somatório dessa felicidade quando se configurar na forma da vitória final. É necessário saborear a caminhada, mesmo que ela não seja aquilo que desejávamos.

Dissociamos as questões materiais das espirituais e estabelecemos que ambas não podem conviver pacificamente na mesma dimensão. Essa aparente dicotomia nos faz sofrer e reproduz certos sentimentos de insatisfação. Um dia ainda haveremos de entender que tudo é espiritualidade no mundo. Nosso aprendizado em busca da felicidade inclui a descoberta da espiritualidade nas peques coisas que realizamos. Quando os filhos acordarem para essa realidade, quem sabe não estarão aptos a vivenciarem mais amplamente aquilo que denominam felicidade?

Se não vivemos as pequenas coisas e se não a recheamos de amor, carinho e contentamento, em vão buscaremos os grandes feitos e os picos de satisfação. Precisamos entender que absolutamente nada ocorre em nossas vidas sem que Deus saiba ou administre a situação com vistas ao nosso eterno bem. Apreciemos o detalhe, o charme e a elegância de cada passo. Deus está nisso também.
Ir para o topo Ir para baixo
https://tendadeoxala.forumeiros.com
 
Mensagem de Pai João de Aruanda - 2
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Mensagem de Pai João de Aruanda - 1
» Mensagem de Pai João de Aruanda - 8
» Mensagem de Pai João de Aruanda - 7
» Mensagem de Pai João de Aruanda - 6
» Mensagem de Pai João de Aruanda - 5

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum dos Integrantes e Amigos da Tenda :: Sala de Leitura :: Textos Espíritas-
Ir para: